Logo TOPSPA

Blog > Massagens > Tratamento para celulite: saiba como se forma a pele “casca de laranja” e como melhorar o seu aspeto

Marcela Leone

publicado em 18 de Março de 2025 | 6 minutos de leitura

"Tratamento para celulite: saiba como se forma a pele “casca de laranja” e como melhorar o seu aspeto"

 

 Mulher de costas de cuecas brancas e mãos nas costas com celulite nos glúteos e coxas
Existem diferentes características que fazem da mulher o principal alvo da celulite.

A celulite resulta da acumulação de gordura sob a pele, criando um aspeto irregular e ondulado. Este problema afeta cerca de 95% das mulheres após a puberdade, mas é possível melhorar a sua aparência com um tratamento para celulite adequado.

Uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física podem amenizar o efeito “casca de laranja” da pele. Porém, devido à forma como se desenvolve, eliminá-la em casa torna-se extremamente difícil.

Para obter resultados mais eficazes, o ideal é combinar bons hábitos com massagens específicas. 

Celulite nas mulheres: porque ocorre e o que a agrava?

Devido à composição corporal das mulheres, em que a proporção do peso correspondente à reserva adiposa é mais elevada (entre 20-30%, contra 15-20% no homem), é natural que o público feminino seja o mais afetado pela celulite.

Além disso, nas mulheres, os adipócitos e o tecido conjuntivo dispõem-se perpendicularmente à pele, enquanto nos homens estão orientados na diagonal. 

Mulher em frente ao espelho a comprimir coxas para verificar a presença de celulite
Existem tratamentos para celulite eficazes para reduzir o aspeto “casca de laranja”. 


Há outras características que também contribuem para que a celulite seja mais comum às mulheres, tais como: alterações hormonais e a predisposição genética.

A celulite surge, sobretudo, nas zonas do corpo onde a gordura está sob influência do estrogénio, a hormona feminina. Estas áreas incluem as ancas, as coxas e os glúteos, mas também podem abranger as mamas, a parte inferior do abdómen, os braços e a nuca.

É importante destacar que a celulite é uma condição comum que compromete muitas pessoas, com pesos e formas corporais diferentes.

Não corresponde a um problema de saúde, mas é apontada diversas vezes como uma insatisfação estética. Apesar de ser uma questão crónica, há tratamento para a celulite.

Outros fatores que podem agravar a celulite:

  • Má alimentação;
  • Estilo de vida sedentário;
  • Má circulação sanguínea e linfática;
  • Envelhecimento.

Os tipos de celulite

Um estudo publicado em 2009 revelou a Celullite Severity Scale, determinando os graus da celulite ao avaliar as suas principais características, nomeadamente:

Grau 1 - Sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas depressões (leve);

Grau 2 - A deformação do tipo “casca de laranja” já é notada sem ser preciso comprimir a pele (moderada);

Grau 3 - Os nódulos são bastante percetíveis e a pele tem
aspeto rijo. Há inchaço, comprometimento da circulação sanguínea de retorno e pode haver dor (grave). 

Como tratar a celulite? Métodos eficazes

Sendo o estilo de vida um dos principais fatores do surgimento da celulite (quando não está atrelada a questões genéticas), faz sentido que ter hábitos mais saudáveis tenha grande impacto no aspeto da pele.

Ter uma alimentação balanceada, praticar atividade física e aumentar o consumo de água são algumas ações que podem apresentar melhoras significativas. 

Além disso, há a opção de intensificar estes efeitos com a realização de um tratamento para celulite específico, que ajuda a melhorar a aparência da pele e a promover o bem-estar estético.

A massagem anticelulite é uma ótima opção de complemento para o tratamento da celulite, pois promove a circulação sanguínea e linfática, além de reduzir os nódulos de gordura. 

Dicas para eliminar a celulite e ter uma pele mais firme

  • Estimule a circulação sanguínea e linfática com massagens regulares. Utilize uma luva exfoliante ou um aparelho de escovagem a seco para massajar a pele das pernas e dos glúteos;
  • Alimente a pele de dentro para fora: consuma alimentos ricos em vitaminas e mantenha uma dieta equilibrada;
  • Reduza o consumo de sal, pois este retém líquidos e inflama os tecidos. Substitua-o por ervas aromáticas para um tempero mais saudável.

Massagem anticelulítica funciona? 

Com técnicas específicas, a massagem anticelulite é um tratamento manual realizado com certa pressão com o objetivo de alcançar as camadas mais profundas da pele

Mulher a receber massagem anticelulítica com pressão nas pernas feita pelas mãos da terapeuta
A massagem anticelulítica é composta de técnicas específicas e promove a circulação sanguínea e o descongestionamento dos tecidos.

É uma massagem que atinge desde o tecido mais superficial até ao mais profundo e tem como alvo tonificar e reafirmar a pele, com o aumento da taxa de oxigénio perférico pela irrigação sanguínea, da mobilização da linfa, e da ativação dos fibroblastos (produção de colagénio).

A realização regular da massagem anticelulítica melhora os resultados e prolonga os seus efeitos. 

A drenagem linfática ajuda no combate à celulite?

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que utiliza movimentos suaves para estimular áreas específicas do corpo, promovendo o funcionamento mais eficaz do sistema linfático e facilitando a eliminação de líquidos acumulados no organismo.

Nos casos leves, como o grau 1, pode auxiliar a reduzir inflamações e prevenir o surgimento de novos pontos de celulite.

A drenagem linfática pode ser um tratamento complementar para a celulite, que ajuda a reduzir a estagnação do fluido linfático e a eliminação de substâncias tóxicas dos tecidos.

Onde fazer tratamentos para a celulite em Lisboa?

Que tal unir o ambiente relaxante de um spa com tratamentos eficazes para a redução da celulite? 

Separámos abaixo as nossas principais sugestões de espaços incríveis na cidade de Lisboa com tratamentos específicos para a redução do efeito “casca de laranja”. Confira:

CitySpa, um DaySpa no Restelo

Situado no Restelo, em Lisboa, o CitySpa possui diversas opções de tratamentos anticelulite, como o BodyFix, que une técnicas personalizadas e revolucionárias para a melhora do aspeto da pele.

No CitySpa é possível também adquirir packs de tratamento anticelulítico, composto por 6 sessões. 

Terapeuta a tratar da celulite a massajar as coxas da cliente com um bambu
No CitySpa há diversas opções de massagens para o tratamento da celulite.
 

A realização regular deste tipo de massagem é aconselhada para resultados mais nítidos e duradouros.

BSpa by Karin Herzog, em Belém

Trate a celulite enquanto desfruta do conforto de um spa num hotel de 5 estrelas. O BSpa by Karin Herzog está localizado no Hotel Altis Belém, em Belém. 

Experimente, por exemplo, o Tratamento Adelgaçante com componente anti-inflamatório, ideal para tratar a celulite. Inclui uma esfoliação corporal, envolvimento de chá verde e uma massagem modeladora, que rejuvenesce e melhora a elasticidade da pele. 

BluSpa, na Avenida da República 

Com conceito inspirado na biotecnologia marinha, o BluSpa está inserido no Jupiter Hotel, numa região central da cidade de Lisboa.

Destaque no seu menu de tratamentos, o Leg Revival tem como foco as pernas cansadas. O ritual utiliza os benefícios do mentol e da centelha asiática para descongestionar e ativar a circulação sanguínea. 

Mandalay Spa Liberdade, na Avenida da Liberdade

Um hotel 5 estrelas junto da Avenida da Liberdade. Ao adquirir qualquer ritual no Mandalay Spa Liberdade tenha acesso a mais de 700 metros quadrados de bem-estar, que incluem piscina, sauna a vapor e zona de relaxamento.

Com contraste térmico entre quente e frio, o ritual Pernas Leves estimula a circulação sanguínea, contribuindo com o tratamento da celulite.

Agora que já conhece as nossas sugestões de tratamento para celulite, escolha a opção ideal para melhorar o aspeto da sua pele.

Ver Spas

Fontes: 

Cunha, Â., Costa, J. B., & Rosado, C. (2006). A celulite: Caracterização funcional e revisão dos principais compostos utilizados na abordagem cosmetológica. Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias da Saúde, 3(1), 77-85. http://revistasaude.ulusofona.pt

Hexsel, D. M., Dal'forno, T., & Hexsel, C. L. (2009). A validated photonumeric cellulite severity scale. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, 23(5), 523–528.


 


 

Marcela Leone

Especialista em bem-estar, Marcela Leone é a nossa Diretora de Marketing da TOPSPA. Tem formação em jornalismo e já passou por publicações a produzir artigos sobre saúde e beleza. Tem mestrado em comunicação. Durante a  sua pesquisa analisou a relação de partilhas de Wellness no Instagram e a interação dos usuários. 

Partilhe com os seus amigos

Vouchers de Aniversário