Blog > Wellness > Como manter a saúde mental num ano de pandemia?
Janine Tavares
publicado em 5 de Fevereiro de 2021 | 4 minutos de leitura
"Como manter a saúde mental num ano de pandemia?"
O mundo está a sofrer uma crise com sérias repercussões ao nível da saúde mental. É imperativo assumirmos o controlo da nossa saúde física e mental, bem como da nossa vida neste momento.
A pandemia está a tirar-nos o controlo de várias situações. Há muita coisa que não sabemos, há coisas que sabemos pouco e há outras que sabemos e somos obrigados a cumprir. Algumas, cumprimos com tranquilidade – lavar as mãos, utilizar máscara; outras, com bastante desagrado – estar longe da família e dos amigos.
Com isto tudo, associamos as mudanças à nossa rotina diária e à incerteza do fim da pandemia.
Por outro lado, se já tivermos uma predisposição para stress e ansiedade, toda esta situação e novas rotinas que vivemos poderão ser a última gota.
25% das pessoas que participaram num estudo sobre a “Saúde Mental em Tempos de Pandemia”, coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, apresentaram sintomas moderados a graves de ansiedade, depressão e stress pós-traumático.
Como monitorizar a minha saúde mental?
Somos todos diferentes e vamos todos reagir de forma diferente. Em vez de avaliar o “novo normal”, procure analisar o que é saudável para si. Ou seja, se somos obrigados a verificar a nossa saúde física regularmente (febre, tosse ou dor de garganta), também devemos aprender a monitorizar a saúde mental. Não só agora, mas sempre. Deixamos alguns conselhos práticos:
- Verifique como se sente, quais os pontos de gatilho que despertar reações, respostas negativas e atitudes descontroladas;
- Se achar que as redes sociais e televisão estão a causar algum desconforto no seu dia-a-dia, não se conecte;
- Se os seus filhos resistem a cumprir uma rotina, foque-se em manter as boas maneiras e gentileza, não dê importância à confusão.
Neste momento, evite os ideais de perfeição e foque-se apenas num aspeto ou situação que lhe esteja a causar maior ansiedade.
Como superar o stress e a ansiedade causados pela pandemia?
Pensamentos negativos, preocupações ou até reflexões catastróficas são normais quando nos sentimos ansiosos. A chave é consciencializar esses pensamentos e reagir da maneira mais acertada.
1. Questione se o pensamento negativo é realístico.
Procure a razão desse pensamento e pesquise por informações e factos. Recorde-se, no entanto, que nem sempre procurar por respostas é fazer um bom uso da sua energia, por vezes, é necessário reconhecer que “o tempo o ditará” é a mais dura, mas a melhor solução.
2. Substitua os pensamentos negativos por uma alternativa mais saudável.
Por exemplo, em vez de afirmar “isto é horrível” tente dizer “aqui está um desafio e eu já ultrapassei imensos desafios na minha vida, vou conseguir mais este”. Apenas garanta que não substitui pensamentos negativos por pensamentos não realísticos.
3. Utilize consigo uma linguagem suave e gentil e vença a inquietação.
Comunique como se estivesse a falar para o seu melhor amigo. Esteja atento aos seus pensamentos negativos, mas evite massacrar-se se não conseguir o que pretende. Diga para si mesmo: “Aqui está aquele pensamento negativo outra vez. Está a relembrar-me para me preocupar, mas vou fazer isto assim mesmo porque sei que me vou sair bem”.
4. Converse com os amigos e a família para evitar a angústia.
Nós somos seres sociais e precisamos de contacto e apoio. Envie uma mensagem ou faça uma videochamada. Diga apenas: “Estava a pensar em ti” e veja o resultado.
5. Faça exercício para combater o stress.
O exercício ajuda no combate à ansiedade. Não há ginásios, mas há ar fresco. Exercício não tem de ser necessariamente correr por uma hora ou levantar pesos.
Ligue a música e dance como se ninguém estivesse a observar, dê um passeio com os seus filhos ou animais de estimação. Ligue-se online a faça alongamentos. Temos de ser gentis e manter serenidade.
6. Alimente-se com felicidade e diga adeus à ansiedade.
Quanto à alimentação, se não lhe apetecer um tabuleiro cheio de vegetais, não faz mal. Se o pacote de batatas fritas estiver a chamar o seu nome e quiser comer, coma, mas só metade.
Faça aquilo que lhe deixa bem e proporciona tranquilidade. Dê passos pequenos e alcance grandes vitórias. Lembre-se que se estiver, de uma forma geral, a fazer menos atividades e a gastar menos energia, então também precisa ingerir menos calorias para igualar o seu nível de atividade.
Reveja aqui algumas práticas que ajudam a acalmar em momentos de tensão.
Após esta fase de confinamento, marque um programa anti-stress e aproveite para recuperar energias e harmonizar o corpo e a mente. Pode consultar as nossas sugestões de programas wellness aqui.
Janine Tavares
Janine Tavares tem formação em cosmetologia. Desenvolveu a sua carreira em dayspas, cruise line spas, resort & hotel spas. Já foi responsável por liderar equipas de spas emblemáticos como Armani Spa e Burj Kalifa. Participou de formações de Yoga na India e em Bali, certificando-se como professora da modalidade.